Agradeço a visita e participação.

MISSÕES

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”. Mateus 16:24




- Daniel, eu já estou no aeroporto, como faço para chegar ai?

- Não se preocupe o missionário Israel pegara você.



Enfim, cheguei a Porto Velho – Rondônia, na base de JOCUM. Conheci o local e os missionários, entre eles, Daniel e sua esposa Fátima, o diretor da JOCUM Reinaldo e sua esposa Bráulia e alguns missionários que lá estavam.

Tudo estava sendo novo, foi uma experiência única. Deus estava derramando seu amor e alegria sobre mim. Eu estava sendo fortalecida a cada minuto.

Dei inicio a Escola de Treinamento e Discipulado (ETD), é uma escola intensiva que visa trabalhar o relacionamento do aluno com Deus e prepará-lo para o cumprimento do seu chamado. O curso tem duração de cinco meses, três meses teóricos e dois práticos em cidades do Brasil ou em outras nações. A minha prática aconteceu em Rondônia nas cidades de Pimenta Bueno e Caladinho. Foi uma experiência viva. O treinamento incluiu noções sobre caráter de Deus, evangelismo, e relacionamento com o Corpo de Cristo, além de teatro, danças e outras estratégias de evangelismo. A hospedagem foi durante todo o período teórico. O objetivo maior é conhecer a Deus e se torne consciente da sua responsabilidade de fazê-lo conhecido.

Nesse meio tempo, fui para uma jornada missionária aos povos que mora a beira do rio os Ribeirinhos. Foi uma experiência maravilhosa. Todo esse tempo Deus estava comigo, nunca deixou faltar nada.

Uma das experiências maravilhosas e que mostra o amor de Deus sobre a minha vida, foi quando estava lá no morro e eu não tinha nenhum contato com o comércio. Era tudo muito distante. Para chegar ao comércio mais próximo, precisava pegar o barco e viajar dois dias. Naquela manhã, senti uma vontade de comer tomate. Saia água da minha boca só de pensar. Não tinha como consegui. Passou as horas, era ainda cedo, eu fui ficar fora da casa onde estava hospedada. De repente apareceu um homem com um prato de tomates madurinhos e me ofereceu. Imediatamente meu coração encheu de alegria e meus olhos de brilho. Meus Deus!! Como o Senhor cuidou e proveu tudo em minha vida. Deus seja louvado!!

Após realizar esse curso, fiz Transcultural que é a Introdução aos Estudos Etno-lingüísticose Culturais - (IEEC), objetivo trabalhar com diversas comunidades e etnias. Com opção de treinamento: 1. Automaticamente juntando créditos da Universidade das Nações, podendo continuar os estudos até concluir o bacharelado em etno-lingüística ou em antropologia cultural. 2. Participa do primeiro bloco do Curso Técnico Tradutor Intérprete – com especialização em línguas indígenas, curso de nível médio do Colégio Técnico da Universidade das Nações, em fase de reconhecimento pela SEDUC.

Nos dois casos o missionário recebe capacitação profissional para entrar numa cultura diferente da sua. Aprender a língua do povo para fazer diferença naquela nação. Nos dois casos o aluno pode ser imediatamente enviado ao povo que deseja alcançar, já que os estudos são combinados com prática, envolvendo períodos alternados de projetos de campo com cursos de aperfeiçoamento missionário.

A duração foi de três meses e o meu estágio foi realizado na Cidade de Ribeiralta em Bolívia, no qual coloquei em prática o que havia aprendido. Deus estava ali e atuou tremendamente.

Após os cursos, orei a Deus e fui direcionada a ir à aldeia indígena junto com a missionária Zita que é Chilena. Mulher temente a Deus e muito dedicada. Ela foi um presente de Deus. Entrei como professora substituta na reserva indígena. Trabalhei com sala multiseriada.

Aprendi e tive muitas experiências gloriosas. Entretanto, esta foi uma experiência diferente e rica em todos os aspectos, tanto do ponto de vista espiritual, afetivo, cognitivo quanto social. Também vivi pela fé, porém com muita comunhão com Deus. Ele estava presente a todo o momento.

A JOCUM passou a ser minha família. Permaneci na aldeia até o final do primeiro semestre de 2000, retornei a base de JOCUM em Porto Velho, onde trabalhei com crianças da pré-escola com idades de 4 a 6 anos e realizei outras atividades e diversas missões. E no final deste mesmo ano volte a São Paulo.


“...A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...”- II Cor 12:9

Obrigado Papai!!!



Nenhum comentário: